top of page
1490894706_2c662aa640333a820662d0af8209c5ec.55291.jpeg

PRÁTICAS DESENVOVIDAS EM HISTRIA & GEGRAFIA 

BIOMAS DO BRASIL

(Profa Renata Retek)

 

Após o estudo das Situações de Aprendizagem 1, 2 e 3, que tratavam dos biomas brasileiros e suas características, além das causas e consequências do processo de devastação, os alunos do 7º anos A e B foram divididos em grupos para produzirem maquetes tradicionais que representassem os biomas estudados. Essa atividade levou em torno de 3 aulas para ser realizada. Na aula seguinte, os alunos fizeram pequenas apresentações dos sobre os elementos que continham em suas maquetes, relacionando com os biomas representados. Por fim, foi solicitado que os alunos fizessem maquetes virtuais no jogo Minecraft, para que pudéssemos fazer comparação entre o tradicional e o virtual.

1542480776_e76a2880cb05357b410f57fe990de4e1.108423.png

AUTOAVALIAÇÃO DA GARRA & DO PROTAGONISMO

(Profa Silvana Rodrigues)

 

A Profª Silvana promoveu aos alunos dos oitavos anos práticas e vivências na temática Garra. Entre outras atividades os alunos realizaram um teste sobre sua própria Garra. Todo trabalho desenvolvido pela professora foi balizado pela leitura e estudo do livro Garra - O PODER da PAIXÃO e da PERSEVERANÇA de Angela Duckworth. A autoavaliação realizada pelos alunos promoveu reflexões sobre o coeficiente de garra de cada um. 

 

 

 

 

 

 

1539630711_2d731d2375b9cd8912171733a9a6b79c.108423.jpeg

AULA PRÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE BÚSSOLA E GPS

(Profa Maria Lucia)

 

No mês de agosto os alunos do 6° Ano A realizaram uma atividade prática que buscou o aprofundamento sobre os seguintes temas: Localização, Orientação e Escala. A atividade consistiu em desenhar um espaço e orientá-lo por meio da bússola e obter a coordenada geográfica com o GPS. Os alunos, ainda, desenharam seu boneco. Conhecendo sua própria altura, calcularam a Escala do boneco.

 

 

 

 

 

 

1542550958_7688795ae6c90a70e307865d566915da.108423.jpeg

ATIVIDADE SOBRE AS CAMADAS DA ATMOSFERA

(Profa Maria Lucia)

 

A Profª Renata em uma formação teve acesso a uma atividade ilustrativa sobre as camadas da atmosfera. A formação foi compartilhada, e em outubro de 2018 a Profª Maria Lucia desenvolveu com os alunos dos sextos anos. Houve muito envolvimento dos alunos ao realizarem a atividade e sentimento de orgulho pelo resultado final da atividade. Ressalta-se as duas principais aprendizagens que ocorrem ao desenvolver a atividade: as camadas da atmosfera e os objetos que se encontram em cada camada. Temos, ainda, a proposta de inserir mais algumas informações nas camadas, tais como, distância e temperatura. 

 

 

 

 

 

 

1542550142_518985078e01d30c17a2079e6ab25797.108423.jpeg

ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE INFILTRAÇÃO NO SOLO

(Profa Maria Lucia)

 

Em outubro houve uma formação na UNESP/ENGENHARIA AMBIENTAL. Várias oficinas sobre solo foram desenvolvidas. Entre elas desenvolveu-se uma atividade prática em Sala de Aula com os alunos do sexto ano C. A atividade consistiu em observar a infiltração da água em três tipos de solo: Arenoso, Argiloso e Orgânico. A sala foi organizada em grupos com oito alunos, sendo 3 (três) alunos reponsáveis pela bancada do experimento e 5 (cinco) observadores e também participantes. Além de promover uma dinâmica muito interessante à aula os alunos levantaram várias HIPÓTESES em relação ao tempo de infiltração diferenciado nos três tipos de solo. 

 

 

 

 

 

 

1543182374_a5c2fb98f2c384c33cca565f786bf88b.108423.jpeg

TRABALHO EM EQUIPE

(Profa Maria Lucia)

 

O Ambiente Escolar se constitui como um espaço propício para o Trabalho em Equipe. Ao propor essa prática percebe-se muitos desafios, tais como, os conflitos na Equipe, líder autoritário, o desafio em aceitar as opiniões e o outro. Porém, percebe-se também resultados positivos vinculados à prática do Trabalho em Equipe, tais como, melhores resultados do trabalho realizado, a experiência em trabalhar com o colega da turma que jamais trabalharia, discussões pós o Trabalho em Equipe realizado e uma análise da própria atuação como parte de uma Equipe. Atividade desenvolvida com os Sextos Anos nas aulas de Geografia. 

1526747559_d43c508db6793813e2e23b27dbe839dd.108423.jpeg

AS FONTES HISTÓRICAS

ATIVIDADE PRÁTICA: FÓSSIL DE GESSO

(Profa Silvana Rodrigues)

 

Ao desenvolver a situação de aprendizagem os alunos conheceram as diversas fontes históricas e associavam com os objetos, fotos que tinham trazidos e percebiam que a nossa história vai sendo contada com os objetos, com fotos que guardamos . Para a atividade prática os alunos trouxeram folhas. Em sala de aula desenvolveram a atividade, onde fizeram com gesso a estrutura onde foi colocada a folha. Com o "fóssil" feito, os alunos elaboraram, ainda, um relatório da atividade. Ao término da atividade dirigiram-se para outra sala felizes com a atividade realizada, levando consigo seu "fóssil". 

1526769835_5f0faa024a7688d6ff0e6182cfb09787.108423.jpeg

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

(Profª Renata Retek) 

 

Estudo da Formação Territorial do Brasil por meio de análise de mapas, objetivando entender o avanço português sobre a área territorial que hoje corresponde ao Brasil. Durante este estudo, os alunos dos 7°anos tiveram a oportunidade de observar os diferentes elementos que compõem os mapas, inclusive o uso de Iluminuras, que eram formas de decoração utilizadas em mapas antigos, que passavam a visão de mundo daqueles personagens. Visando o enriquecimento do tema, e aproveitando para auxiliar nas competências leitora e escritora destes alunos, foi proposto que os mesmos produzissem cartas antigas, como se fossem portugueses chegando ao Brasil, durante o século XVI, que narravam sua viagem e suas impressões sobre os primeiros encontros com os indígenas.

1527288728_c207a7cc4f7d40b579534c1575620eaa.108423.jpeg

A REPÚBLICA NO BRASIL

(Profa Janaina Morais)

 

Produção de uma Primeira Página de Jornal sobre as Revoltas no período da República Velha no Brasil. Os alunos foram incentivados a pesquisar movimentos de contestação a ordem oligárquica que ocorreram durante a Repúbliva Velha, tanto nas áreas rurais quanto urbanas. Em grupo com o objetivo de interação e busca de informações em diversos meios criaram a Primeira Página de um Jornal utilizando o aplicativo Publisher. Cada grupo responsabilizou por uma Revolta. Iniciaram a pesquisa em casa e posteriormente no Acessa. 

1533762100_213565d4f56947b1fb2327cc0209bdc7.108423.jpeg
bottom of page